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Aficcionado por Automobilismo, piloto de competição: Campeão Baiano de Arrancada 1995 - CAT.SUPER, Campeão Baiano de Rallye 1998 CAT.TURISMO, Vencedor da etapa de inauguração do Barródromo da CETREL ano 2000, Vencedor da 1ª etapa da Categoria KART HONDA "B" ano 2008, Campeão Paulista de Automobilismo CAT.Classic Cup D1B ano 2010.

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Treinos, o problema é a dose

Treinos, eis um tema polêmico, defendido por todos os pilotos e preparadores é, sem dúvida, um elemento importante na preparação de carros e pilotos.



O problema é a dose, a quantidade de treinos, senão vejamos: as grandes categorias mundiais limitam a quantidade de treinos, concentrando em datas de treinos coletivos, esta é uma medida lógica e inteligente para conter custos de desenvolvimento, vejam que compartilho com a estratégia de limitação de treinos e não da ausência de treinos.

Aqui na Bahia temos modalidades que por, falta de estrutura, absolutamente não treina, é o caso do Velocidade na Terra, que monta pista nas vésperas das corridas e vai todo mundo direto para corrida só na base da vontade e da garra, com carros que invariavelmente apresentam problemas mecânicos simples que poderiam ser facilmente identificados, caso houvesse um mínimo período de testes/treinos.

Em contraste absoluto temos o kart, ou tínhamos o kart??? com pista aberta 30 dias por mês, basta ter grana e tempo para treinar que o cara pode andar no micro-bólido até arrebentar as costelas, esta estratégia se mostra equivocada pois eleva sobremaneira os custos da modalidade e favorece um pequeno segmento dos pilotos que não possue limitações de tempo e de dinheiro.

Como sempre há de se achar uma fórmula equilibrada, onde ocorram treinos coletivos, em datas específicas, possibilitando que mais pilotos possam lutar por vitórias alavancando a competitividade e o atrativo de todos.

Se partirmos para analisar os treinos da Arrancada o quadro é triste e arriscado, pois treina-se no meio das ruas, nas madrugadas, sob faróis são realizados os ajustes dos rápidos carros de arrancada, isso na véspera da única corrida anual da modalidade, quando utiliza o rescaldo da Stock.  

Quem é piloto de velocidade no asfalto só tem uma alternativa, usar simuladores!!!!!!!!!!!!! vejam a foto de uma pilota baiana que envelheceu esperando o autódromo, hoje treina assim................

Um comentário:

Anônimo disse...

É Raphael, a terefa é dificil, dificilima, mas eu tenho esperança de ver meu neto acelerando em pistas Baianas rsrsrsrsrsrs

Odi Junior - Fusca 77 TS