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Aficcionado por Automobilismo, piloto de competição: Campeão Baiano de Arrancada 1995 - CAT.SUPER, Campeão Baiano de Rallye 1998 CAT.TURISMO, Vencedor da etapa de inauguração do Barródromo da CETREL ano 2000, Vencedor da 1ª etapa da Categoria KART HONDA "B" ano 2008, Campeão Paulista de Automobilismo CAT.Classic Cup D1B ano 2010.

terça-feira, 10 de maio de 2011

DEVEMOS NOS UNIR AOS MOTOCILISTAS NA LUTA PELO AUTÓDROMO DA BAHIA

Vejam na matéria abaixo, o exemplo de união entre Motociclistas, Automobilistas e até Ciclistas, todos juntos lutando pelas reformas no Autódromo de Goiânia, devemos seguir o exemplo e agregar mais pessoas neste empreitada, seria um ganho de escala em quantidade de aficcionados, público e eventos.

O autódromo deve ser um lugar PÚBLICO e plural com diversas modalidades convivendo e dando VIDA ao local durante TODO ano.



Em debate no auditório Costa Lima, da Assembleia Legislativa de Goiás, várias autoridades e amantes do automobilismo e motociclismo discutiram na noite desta segunda-feira, 9, soluções para o Autódromo Internacional de Goiânia, que, segundo os presentes, precisa de uma reforma urgente para voltar a funcionar plenamente. O evento foi uma iniciativa da Associação dos Pilotos de Motociclismo do Estado de Goiás.
 
O debate contou com a presença dos deputados Luís César Bueno (PT) e Talles Barreto (PTB), além de representantes das entidades ligadas ao automobilismo, motociclismo, ciclismo e turismo de Goiás, sem contar dezenas de pilotos com referência no Estado.

Segundo o presidente da Associação dos Pilotos de Motociclismo do Estado de Goiás, Eduardo Grillo, os amantes de esportes a motor em Goiás não concordam com a mudança do local do autódromo. "O estádio olímpico está parado há anos, por que vamos acreditar que vão fazer outro autódromo?", perguntou. Segundo Grillo, algo precisa ser feito, nem que isso implique em federalizar ou municipalizar a administração do autódromo para que ele volte a ter condições mínimas de funcionamento.

O presidente da Federação Goiana de Motociclismo, Roberto Boettcher, disse que foi nesse autódromo que ele e outros milhares de goianos aprenderam a correr. "A imprensa internacional sempre colocou esse autódromo como um dos cinco melhores do mundo, até pela forma como foi construída a pista, a área de 19 alqueires e o grande espaço de válvula de escape", pontuou.

O coronel aposentado da Polícia Militar Nicola Limongi, um dos pioneiros do automobilismo em Goiás, também lamentou o estado em que se encontra o autódromo. "Eu trouxe o Emerson Fittipaldi aqui, nos anos 70, várias vezes para fazermos a melhor pista e traçado do Brasil e conseguimos, mas hoje o abandono é total", destacou. Limongi também criticou a federação que, segundo ele, tem sido omissa. "A Federação Goiana tem de ser normativa e não ficar organizando eventos", opinou.

O campeão brasileiro de motovelocidade, Kurt Rudolf Feichtenberger, disse no debate que outro autódromo igual a esse jamais vai existir no Brasil, já que as condições para a construção de outro nunca serão as mesmas. "Por isso não podemos deixá-lo ser vendido, se tem gente reclamando do barulho, azar dessa gente, é só uma vez por semana", avaliou.

A solução, segundo Roberto Boettcher, passa inicialmente pela reforma da pista. "São apenas 3,8 km para começarmos a fazer grandes eventos ali, será que o Estado não pode dar esse impulso ao automobilismo e ao turismo da capital?", perguntou.

O autódromo internacional, batizado em 1991 com o nome do então piloto Ayrton Senna, foi inaugurado em outubro de 1974, com um circuito moderno e traçado tido como seguro para pilotos. O espaço, com capacidade nas arquibancadas para 100 mil pessoas, tem sido utilizado recentemente para shows musicais, festas e eventos.

Parlamentares  
Para o deputado Luís César Bueno (PT), o problema do autódromo é que muitas autoridades desconhecem sua história. "E a especulação imobiliária quer lucrar e pressiona o Governo a mudar o autódromo de lugar, por isso vou apresentar amanhã mesmo um projeto de lei tombando o autódromo como patrimônio histórico e cultural, não podendo, portanto, ser vendido jamais", prometeu.

O deputado Talles Barreto (PTB) disse que o governador Marconi Perillo (PSDB) tem todo interesse de discutir bastante a questão do autódromo antes de tomar uma decisão. "Nada vai ser feito sem uma discussão antes", afirmou. O petebista disse que a questão é delicada pois o autódromo nunca recebeu uma reforma de verdade desde 1974, quando foi inaugurado.

"Mexer no autódromo não é só reformar a pista, tem outras dezenas de coisas que precisam ser feitas, por isso amanhã mesmo terei uma audiência com o secretário de planejamento Giuseppe Vecci para discutir esse tema tão urgente", declarou.

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