Quem sou eu
- Raphael Soares Junior
- Aficcionado por Automobilismo, piloto de competição: Campeão Baiano de Arrancada 1995 - CAT.SUPER, Campeão Baiano de Rallye 1998 CAT.TURISMO, Vencedor da etapa de inauguração do Barródromo da CETREL ano 2000, Vencedor da 1ª etapa da Categoria KART HONDA "B" ano 2008, Campeão Paulista de Automobilismo CAT.Classic Cup D1B ano 2010.
terça-feira, 3 de janeiro de 2012
UMA BOA INICIATIVA NO CENÁRIO ESPORTIVO BAIANO
Vamos arrefecer um pouco, depois de dois posts (dia 01 e 02 de janeiro), bem "quentes", vale tirar um pouco o pé do acelerador e divulgar uma excelente iniciativa que tive acesso, por acaso, quando vi um exemplar sob a mesa de trabalho de um colega, trata-se da revista SPORTSBA uma edição voltada para o esporte, saúde e qualidade de vida.
A edição que tive acesso foi a de número dois e achei muito bem produzida com textos interessantes e bem dentro da proposta editorial, neste post quero fazer uma análise da parte esportiva aqui na Bahia, meu tema de estudo e inquietação, fiquei intrigado quando ví o exemplar, a primeira pergunta que me veio à cabeça foi: existem outros esportes na Bahia, além do Futebol ? Como esses caras vão manter uma revista falando de esporte aqui na Bahia?
Na revista nº 02 eles publicaram algumas notas sobre Bicicross, Ginástica Rítmíca e Jiu-Jtsu e centraram as matérias principais, para o Surf, Judô e Enduro, tendo o surf como matéria de capa destacando o surfista Danilo Couto. Fiquei alegremente surpreso com o que lí, pois tinha uma ideia pré-concebida de que nada estava acontecendo no esporte baiano, não que as iniciativas publicadas na revista demonstrem o contrário, mas já mostram alguma movimentação, no sentido de diminuir o abismo que nos separa dos estados do Sul e Sudeste.
Interessante destacar que nos esportes que não exigem infraestrutura sempre conseguimos destaque e alguns praticantes, vejam o caso do surf, do enduro, das maratonas aquáticas e....tem outro? Nos demais esportes o destaque se dá, muito em função da capacidade do atleta de se transferir para outros centros, pois se aqui permanecesse não poderia sequer manter uma rotina de treinos, onde praticar Atletismo, Volei, Natação, Basquete, Automobilismo e outros tantos se não temos ginásios, quadras , piscinas e pistas oficiais? Falo em esporte de rendimento, competitivo, no mínimo em nível nacional. Qual a modalidade esportiva em que o esporte baiano é destaque nacional? Talvez o boxe ou outros esportes que exigem infraestrutura mínima, se depender de algo mais específico, mais profissional, que exija infraestrutura, esqueça.
Portanto ainda temos muito o que fazer, faltam políticas públicas e investimentos em infaestrutura esportiva para que o nível dos nossos esportes sejam equivalentes a de outros estados, o desafio da revista é grande, manter publicações sobre esportes em um estado que só valoriza FESTA e eventos esportivos mambembes, àqueles que são montados para o público baiano assistir e aplaudir desconfortavelmente em arquibancadas móveis e utilizando os hediondos banheiros químicos, praticar que é bom, como? onde?
Duas observações, para não deixar o lado crítico, risos........
1- Nenhuma linha sobre automobilismo baiano;
2- SportsBa, por que não: EsportesBa?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Amigo Raphael, quem sabe com a copa em 2014, apareça algum estrangeiro e veja este vazio que temos, pois não vejo nehuma janela abrindo, so portas se fechando.
Odi Junior - Fusca 77 TS
Odi,
perdi a esperança de autódromo, a Stock Car no meio das avenidas do CAB foi o tiro de misericórdia no sonho do autódromo, um erro estratégico que vai ser difícil consertar. Se quiser correr de asfalto tem que pegar avião.
Valew
Raphael
Postar um comentário