Quem sou eu

Minha foto
Aficcionado por Automobilismo, piloto de competição: Campeão Baiano de Arrancada 1995 - CAT.SUPER, Campeão Baiano de Rallye 1998 CAT.TURISMO, Vencedor da etapa de inauguração do Barródromo da CETREL ano 2000, Vencedor da 1ª etapa da Categoria KART HONDA "B" ano 2008, Campeão Paulista de Automobilismo CAT.Classic Cup D1B ano 2010.

domingo, 31 de julho de 2011

Sem 3ª fiquei em 5º

Depois de um árduo trabalho da equipe COELHO fui para a classificação com o carro bom, o motor não rendia muito de reta, a partir da terceira volta comecei a baixar meu tempo e aí dei uma erradinha no S do Senna fui para a grama e quando voltei o pneu saiu da roda, fim da classificação 8º tempo.

Na largada ganhei uma posição e logo após aconteceu o que eu temia, câmbio de novo, fiquei sem a terceira marcha, pensei em parar temendo uma quebra de motor fui para os boxes aí vi uns pingos de chuva e resolvi voltar e foi muito divertido, apesar da chuva não ter vindo, fiquei brincando com o Passat 09 do Seu Arnaldo (um canhão que vai dar o que falar).   

Houve algumas quebras e enroscos com meus concorrentes e acabei na 5ª posição. Muito divertido. Creio que dava para lutar pelo pódio se não houvesse perdido a terceira marcha.

sexta-feira, 29 de julho de 2011

ACELERAR AQUI É MUITO BOM

Apenas hoje fomos para a pista, o carro parado há mais de quatro meses, pneus novos, outro carburador e o resultado foram dois treinos de 40 min em que estive mais tempo nos boxes do que na pista.

O carro apresentou uma falha parecendo parte elétrica, sei lá, e apesar do esforço da equipe, não conseguimos detectar, a equipe ficou trabalhando e espero que amanhã a coisa ande.

De qualquer sorte andar em Interlagos, com motor falhando ou não, é o maior barato.

 

quarta-feira, 27 de julho de 2011

DE MALAS PRONTAS PARA INTERLAGOS

Neste final de semana volto a acelerar no "templo do automobilismo brasileiro", vou andar na Classic Cup, na categoria D3B, a mais forte e com maior grid, junto com os "big dogs" da categoria, todo mundo de câmbio feito, motores 2 litros e dupla webbber 40, potência de 180 a 200HP, os velhinhos aceleram muito, alguns andam abaixo de 2 min em Interlagos.

Acessem o site e vejam como está legal, para quem interessar possa, tem uma seção de classificados, dois Passat´s e um Fiat 147 à venda.


SITE DA CLASSIC CUP CLICK AQUI



segunda-feira, 25 de julho de 2011

FEDERAÇÃO PERNAMBUCANA LANÇA REVISTA ELETRÔNICA


Muito boa a iniciativa da FPA, embora os irmãos Pernambucanos estejam com um autódromo desgastado e sem competições de velocidade no asfalto. Há uma promessa de reforma da pista que já se arrasta por alguns anos e mesmo com o mandatário da CBA sendo da terra, o automobilismo Pernambuco está deixando muito a desejar nos últimos anos.

domingo, 24 de julho de 2011

Aí já é HUMILHAÇÃO !!!!!! 5º Autódromo no Rio Grande do Sul

Enquanto nos contentamos em assistir (somos bons nisso) a procissão/desfile da stock no meio das ruas do CAB, os Gaúchos vão para seu 5º AUTÓDROMO.



HUMILHATION 



Avançam as chances de o quinto autódromo gaúcho ser construído em Santa Maria. Será o primeiro oval do Brasil, a ser construído onde hoje está o hipódromo do Passo d’Areia. Tanto a CBA quanto a FGA já fizeram estudos de viabilidade e liberaram a construção. Agora isso depende da iniciativa privada. Parece que a intenção final é trazer uma prova da Nascar para cá. Bons ventos sopram nos pampas gaúchos.


sexta-feira, 22 de julho de 2011

DRIFT DE TRAÇÃO DIANTEIRA EM INTERLAGOS

Os pilotos mineiros estão dominando o Campeonato Paulista de Marcas e Pilotos, Claudio Roscoe, Wanderson Freitas e Wilton Pena (esse do vídeo) são os destaques da categoria.

Nos bastidores falam que os paulistas só sabem andar de SLICK, hé, hé,,.

O vídeo abaixo tem 8 min e a partir do 4m30s  após a bandeirada o piloto comemora e provoca o carro nas curvas fazendo um meio-drift de tração dianteira, percebam o quanto o carro é traseiro, propositalmente para escorregar nas curvas de baixa.

Muita habilidade do Wilton Pena, vale a pena assistir. 




quarta-feira, 20 de julho de 2011

NACIONALIZAÇÃO DO PARAKART

SOU UM CRÍTICO DA ATUAÇÃO DA CBA, PORÉM ESSA NOTÍCIA MERECE TODO MEU APOIO E RESPEITO, ESPERO EM DEUS QUE A IDEIA SAIA DO PAPEL E SE TORNE UMA REALIDADE.



O presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), Cleyton Pinteiro, em reunião com o preparador de pilotos Domingos Zamora, criador do Parakart (categoria de corrida de kart para portadores de necessidades especiais, e que só existe no Brasil), anunciou que está preparando um projeto para levar competições da categoria - que acontecem apenas em SP -  para vários estados brasileiros, a partir deste ano, como parte das comemorações dos  50 anos da entidade.
Apoiar o Parakart e fazê-lo crescer em todo o Brasil é um sonho que acalanto desde 2009, quando homologamos a categoria e realizamos a primeira corrida oficial. Pretendemos criar também categorias de Parakart para crianças. Realizar este sonho é o melhor presente que a CBA  pode receber no seu cinqüentenário, pois esta ação representa a missão da entidade, que é desenvolver  o esporte no Brasil , explica Cleyton.
Segundo Domingos Zamora, o apoio do presidente da CBA no enquadramento da competição na Lei de Incentivo ao Esporte foi fundamental para o sucesso da empreitada.  As primeiras competições foram patrocinadas pelos empresários Felipe Giafonni (proprietário do Kartódromo Internacional Granja Viana, em São Paulo); Neidyr Cury Filho, da Tectair, de Geotecnia; e Rogério Raucci, da indústria de refrigerante Dolly. O enquadramento na Lei possibilitou o atual  patrocínio master da Sabesp (empresa de abastecimento de água de São Paulo) à categoria. Por isso, o principal campeonato é chamado atualmente de Copa Sabesp de Parakart  e tem  10 etapas e 25 pilotos inscritos conta Zamora.

terça-feira, 19 de julho de 2011

O CRIADOR E A CRIATURA

E-mail do meu brother Odi e fotos de sua criação que estava guardada na garagem POR FALTA DE PISTA!!!!



Amigo Raphael, por falta de opções (Pistas) de praticar meus conhecimentos de mecânica/performance, resolvi eu mesmo restaurar o fusca que usei para participar das corridas na Cetrel, so não fiz a parte da chaparia, mas o acabamento e a pintura foram feitas por mim nas horas vagas, agora o carro esta pronto, e ja deu sua primeira volta para o CamaçariFestCar dia 10/07/2011, o carro esta com pintura fosca, para-choques, farois, lanternas, emplacado, 2 bancos concha e o santo-antonio eu preservei, pra ficar um verdadeiro SPEED.

No primeiro sabado do mes de agosto, na reunião do Veteram dia 06/08/2011, vamos comemorar o aniversario do Clube do Fusca da Bahia, apareça para nos prestigiar e comer um pedaço de bolo e ver como ficou o carro.

segunda-feira, 18 de julho de 2011

DIRETAS JÁ NO AUTOMOBILISMO BAIANO E BRASILEIRO

Várias são as vozes no Brasil em defesa de eleições DIRETAS no Automobilismo Brasileiro, eu sou um dos que defende o pleito direto, o voto do Piloto deve eleger Presidentes de Federações (FAU´s) e da Confederação Brasileira de Automobilismo(CBA).

Começo aqui uma campanha pela reforma do estatuto da Federação de Automobilismo da Bahia - FAB seria uma forma inteligente e democrática de demonstrarmos para todo o Brasil o espírito de grupo e a verdadeira democracia.

O "xis" da questão é que as eleições na CBA se decidem através dos votos dos presidentes das FAU´s que por sua vez, são eleitos por Clubes, pronto, tá formado o cenário para se perpetuarem no poder, os Clubes são entidades que se multiplicam ao bel prazer de "algumas pessoas", em TODAS as Federações, eu disse TODAS, existem Clubes Fantasmas ou de Gavetas, formados por Familiares e Amigos e que só servem de sustentação do esquema VICIADO de manutenção de poder, aqui na Bahia não é diferente.

Existem clubes que não possuem um piloto sequer filiado e este clube vota, forja-se uma suposta organização de uma prova e o clube está apto ao voto, um verdadeiro absurdo. 

A evolução de nossa história levará os pilotos a votarem localmente para presidente da Federação e Nacionalmente para presidente da CBA, quando? Não sei dizer, espero que esta ideia ganhe espaço no Brasil e na Bahia e que nós, pilotos baianos,  já possamos eleger o próximo Presidente da FAB através de eleição DIRETA, se este modelo for adotado, daqui há 10 anos em 2021 estarei me aposentando do meu serviço e das pistas e aí poderei ser candidato, me aguardem, não sei se serei candidato a presidente da FAB ou da CBA, o futuro dirá !!!



domingo, 17 de julho de 2011

IMPEACHMENT DO PRESIDENTE DA CBA ?

COPIADO DIRETO DO BLOG DO RODRIGO MATTAR, JORNALISTA DO CANAL FECHADO DA GLOBO SPORT TV (AMILPORHORA)







Fervem os bastidores do automobilismo brasileiro. Parece que há gente não muito satisfeita com a atual gestão da Confederação Brasileira de Automobilismo e um pedido de impeachment do atual presidente Cleyton Pinteiro não está descartado. A informação é do jornalista Victor Martins, do site Grande Prêmio.
O engraçado é que um dos mesmos que apoiam a queda de Pinteiro está entre os que foram incontestáveis apoiadores do dirigente pernambucano quando houve a manobra para derrubar Paulo Enéas Scaglione do comando da entidade. Prova que esse mundo dá voltas, muitas voltas. Uma fonte me confirmou que um dos principais articuladores é Dione Rodrigues, de Brasília e vice-presidente da própria CBA.
Os “rebeldes” da vez, liderados por Dione, são alguns outros presidentes de federações, que estão preocupados com a péssima imagem que Pinteiro, em apenas dois anos e quatro meses como presidente da CBA, tem dentro do automobilismo nacional e na opinião pública. De fato, a administração dele tem sido alvo constante de críticas violentas. E o blogueiro aqui é um ferrenho opositor de uma entidade inepta, com atuação pífia na FIA, que nada faz pelo esporte, além de se jactar de ganhar dinheiro com a emissão de carteiras de pilotos.
Acredito que esta insurreição contra a administração Cleyton Pinteiro passou da hora, até. O automobilismo precisa de gente comprometida com o esporte, que arregace as mangas por ele, saiba fazer as coisas como precisam ser feitas.
Do contrário, vamos para um buraco sem fundo e cujo tamanho agora é impossível mensurar.

sexta-feira, 15 de julho de 2011

AUTOMOBILISMO BRASILEIRO - PARA NOSSA REFLEXÃO

Muito bons os comentários abaixo, extraídos do site diariomotorsport vale a pena a leitura e reflexão.





Alan Magalhaes disse:
Sou apolítico e para mim tanto faz quem dirige a CBA, desde que o faça de maneira correta e progressista. Militando no automobilismo diretamente há 26 anos, nunca me envolvi com política, mas tive a oportunidade de acompanhar várias gestões, desde Melo, passando por Bufáiçal, Piero Gancia, Scaglione e Pinteiro. A única excessão positiva para mim foi o Sr. Gancia, que pensou exclusivamente no esporte, usou seu prestígio internacional, cavou um lugar para a CBA na FIA e até Superlicença conseguiu para o campeão de nossa F3. Os restantes se satisfizeram com políticas rasteiras e com o uso do cargo para usar de mordomias e se esbaldarem com um poder que acreditavam ter.
O automobilismo brasileiro vem morrendo lentamente nas últimas décadas. Os dirigentes esperam sempre que alguém tenha a coragem de criar eventos e vão lá pedir suas bençãos, além de claro, pagarem pelas taxas. Algumas pessoas me conhecem, sabem que depois que deixei a área de competições da Ford – de onde não precisava ter saído – decidi fazer automobilismo. Lutei nos anos 80 criando o Regional de Turismo no RS que foi um sucesso, mas não pensem que foi fácil, sempre tive que lutar também contra cartolas vaidosos. Depois foi a F3, o Superturismo e por fim a Brascar. Cito apenas as categorias onde atuei como organizador. Posso garantir que em todas elas tive(mos) que brigar bastante com dirigentes que insistiam em atrapalhar, em faturar. Incrível mas alguns deles estão aí até hoje, parecem eternos!
Perdi as esperanças e vejo o esporte hoje como uma nau que vai navegando ao sabor de (poucos) promotores, a CBA parece estar contente em apenas emitir carteirinhas e cobrar suas taxas, uma pena. Vivemos uma época de acidentes terríveis de trânsito e a CBA poderia fazer muito nessa área. Vivemos uma época de downsizing, menores emissões, carros ‘verdes’ e a CBA poderia atuar aí também. Educação para o trânsito, assunto tão negligenciado, poderia ser assumido pela CBA junto a rede pública de ensino em todo o país. Mas não vejo nada nesse sentido, nadinha, a não ser, uma bem sucedida fábrica de carteirinhas e uma verdadeira agência de turismo, que geralmente vai de 1a classe e às vezes até com as esposas.

Marcos Ferreira disse:
Concordo plenamente com o que o Alan disse. O grande problema do automobilismo brasileiro é sua forma de eleição. Se para presidente da república quem vota é o povo, para presidente da CBA não são os pilotos. Quem elege o presidente da CBA são os presidentes das FAUs. E quem elege os presidentes das FAUs? Os presidentes dos clubes de automobilismo no seu estado. E aí está o grande X da questão. Quem elege os presidentes dos clubes? Ninguém, os clubes tem dono, e as vezes uma mesma pessoa tem vários clubes (em SP pelo menos é assim).
Muito difícil de mudar a estrutura do automobilismo no Brasil, pois é impossível de mudar a base dele.

quinta-feira, 14 de julho de 2011

KART RD135 RESISTE AO TEMPO

A cidade de Vitória da Conquista abriga a categoria Kart RD 135 e tem um Campeonato forte com 16 karts.Matéria Completa Click Aqui




Veja como ficou a Classificação na III Etapa RD135 do Campeonato Baiano de Kart em Vitória da Conquista:
Categoria RD135 A


Kart
Piloto
1ª Bat
 Bat
Total
Class
50
George Gusmão
10
5
15
51
Nelson Japa
8
7
15
46
Léo Merlo
5
10
15
26
Márcio Eduardo
12
2
14
69
Ed Cardoso
9
3
12
27
Clínio Almeida
6
6
12
22
Délio Sales
4
8
12
63
Léo Correia
7
4
11

Categoria RD135 B


Kart
Piloto
1ª Bat
 Bat
Total
Class
21
Valber Santana
12
10
22
03
Vilmar Carvalho
10
8
18
16
Alberto Pereira
9
7
16
71
Hudson Castro
8
4
12
72
Cléber Castro
5
5
10
49
João Paulo
6
3
9
23
André Chequer
0
6
6
39
Allan Bittencourt
0
0
0
Obs: O Piloto André Chequer foi desclassificado na primeira bateria e o Piloto Allan Bittencourt foi desclassificado na competição;

quarta-feira, 13 de julho de 2011

QUE TAL UMA VOLTINHA RÁPIDA EM PARIS



CURTAM O SOM E AS IMAGENS, EXISTEM MUITOS COMENTÁRIOS SOBRE ESTE VÍDEO NA NET!!!

Em agosto de 1978, portanto há 32 anos, o cineasta francês Claude Lelouch adaptou uma câmera giroscopicamente estabilizada na frente de um Ferrari 275 GTB e convidou um amigo piloto profissional de Fórmula 1, para fazer um
trajeto no coração de Paris!!!, na maior velocidade que ele pudesse.

A hora seria logo que o dia clareasse.
O filme só dava para 10 minutos e o trajeto seria de Porte Dauphine, através do Louvre até a basílica de SacreCoeur. Lelouch não conseguiu permissão para
interditar nenhuma rua no perigoso trajeto a ser percorrido.


terça-feira, 12 de julho de 2011

TODO MEU RESPEITO E ADMIRAÇÃO POR ESTA EMPRESA

EXEMPLO A SER SEGUIDO



Antes de sua passagem, meu amigo Jefferson Andrade me confidenciou os bastidores da primeira inserção da Petrobahia no Automobilismo Baiano, nós automobilistas, devemos muito ao Jefferson.

segunda-feira, 11 de julho de 2011

BOM HUMOR DE BAIANO



O baiano Razia, em seu carro da GP2, possui um adesivo bem humorado fixado no seu bólido, em uma tradução ficaria algo similar a "pilote este carro como se tivesse roubado este carro".

Bom humor e criatividade ..........marcas registradas desta terra, se conseguíssemos aliar uma boa dose de DISCIPLINA estaríamos em outro patamar de desenvolvimento social e econômico na Bahia.

Uma pena que a sociedade baiana continue incentivando este modelo que favorece a criatividade em detrimento da DISCIPLINA, estamos formando uma geração de "atolemados". Uma coisa não exclui a outra, aliás devem ser complementares.

Uma medida de força de um povo é a sua atividade esportiva, então nos perguntemos, como anda o esporte na Bahia?

- A natação, o volley, o basquete, o tênis, o automobilismo, o atletismo, todos com uma característica em comum, uma pífia infraestrutura esportiva, carentes de piscinas, quadras, pistas, circuitos, tudo na base do improviso, onde as arquibancadas móveis e os banheiros químicos são marcas registradas presentes em todos os eventos esportivos da Bahia!!!!!

domingo, 10 de julho de 2011

ANDAR DE STOCK NO CIRCUITO DO CAB É HORRÍVEL

Vejam o vídeo e percebam o quanto é ruim tecnicamente, para um StockCar, andar no meio das ruas do Centro Administrativo da Bahia, o motor não enche, só se coloca 5ª marcha uma vez e por pouquíssimo tempo, logo tem uma nova redução, na reta dos boxes põe-se 4ª e baixa-se para 3ª quase em sequência, do ponto de vista do piloto é sofrível, uma porcaria, curto, estreito, zebras altas demais, chicanes, um show apenas para LEIGOS.  


sábado, 9 de julho de 2011

Ê, Ô, Ô, VIDA DE GADO !!! POVO MARCADO, POVO INFELIZ




Único portão para a saída do público( 20 mil reses, ou melhor pessoas), no Autódromo Jacarepaguá, no final da prova da Stockcar no Rio.


UM ABSURDO

sexta-feira, 8 de julho de 2011

VELOCIDADE NA TERRA EM CAPIM GROSSO



Neste final de semana acontece a terceira etapa do Campeonato Baiano de Velocidade na Terra em Capim Grosso, localizado a 272 quilômetros da capital baiana. A prova será no domingo (10), às 10h30, na Arena Princesa do Norte (Circuito Lelo Bala), na divisa de São José do Jacuípe com Capim Grosso.