Relutei bastante em escrever este post sobre o acidente do Sondermann, ontem em Interlagos. Estava assistindo a corrida pelo Speed e no momento do acidente percebi de pronto a gravidade e as dimensões da pancada.
O café é uma curva traiçoeira, de Classic fazemos ela de quarta marcha e pé no porão. Do ponto de vista técnico é uma curva fácil o problema é de insegurança pela possibilidade de retorno à pista em caso de pancada e ainda, os pilotos que vierem logo após uma batida não veêm a saída da curva, esse é o grande problema do café.
A CBA determinou bandeira amarela permanente naquela curva, na tentativa de restringir ultrapassagens e minimizar o risco, acho uma atitude paliativa, meia boca e de difícil fiscalização, imaginem se em um grid de 53 carros do Marcas e Pilotos isso vai ser respeitado!!!!!!
O ponto necessita de uma intervenção física, OBRA (eita coisa difícil de fazer, obras!!! ) não se pode basear uma inspeção técnica levando em consideração a aderência de um F1 a solução deve abrigar todas as categorias que ali desenvolvem suas corridas.
Estamos todos tristes e preocupados, mais uma vez temos vítimas fatais em nosso esporte, uma sequência ruim de acidentes causados por deficiências de estrutura física nas praças esportivas, infelizmente quem deveria fiscalizar e até impedir algumas competições só pensa em vender carteirinhas.
QUE FIQUE A LIÇÃO, SEGUEM ALGUNS ITENS QUE TEMOS MUITO A MELHORAR AQUI NA BAHIA:
1- BANIR OS ZEQUINHAS DOS RALLYS
2- EXIGIR CAPACETES NOS RALLYS DE REGULARIDADE
3- FISCALIZAR OS ALUGUÉIS NO KARTÓDROMO
4- EXIGIR PARACHOQUE ENVOLVENDO TODOS OS KARTS DE ALUGUEL
5- TER ALGUMA ASSISTÊNCIA MÉDICA E DE RESGATE NOS TREINOS DE KART
6 - FISCALIZAR EQUIPAMENTOS PESSOAIS DOS PILOTOS
7- FISCALIZAR OS SANTO ANTÔNIOS E CINTOS DOS CARROS DO VELOTERRA
8- EVITAR EXCESSO DE POEIRA NAS PROVAS DE VELOTERRA
9- UTI MÓVEL NAS PROVAS DO VELOTERRA
10- PARA AUTORIZAR PROVAS DE RUA DE ARRANCADA, SÓ COM TELA DE PROTEÇÃO PADRÃO FIA.
3 comentários:
Concordo com todas as medidas. Quanto ao item #5, acretido que seja viavel quanto a treinos oficiais em dias de prova. Em treinos avulsos (nao oficiais) seria inviavel de implementar isso.
Esse ano a CBA criou uma super-licensa para os pilotos da Stockcar que na verdade nada mais eh que uma forma de arrancar mais dinheiro de nos "otarios" pilotos. Querem que a stock seja espelho da NASCAR mas a nascar faz muito pela seguranca. Tem um puta centro de technologia que desenvolve items de seguranca para os carros, pistas e pilotos. Uma das criacoes da NASCAR foi a Soft Barrier que eh usado em todos os ovais que corre e foi adotado ate em Indianapolis. Eh uma barreria metalica colocada na frente da barreira de concreto para absorver o impacto antes do muro.
Obviamente nao quero comparar as duas diretamente, mas a CBA cobra cada vez mais e faz cada vez menos. So que chegou ao ponto que tem morrido MUITA gente por causa da sua negligencia e ganancia. A CBA tem toda reponsabilidade nas mortes que estao acontencedo. Nao foi a primeira vez. Dois anos atras morreu outro no mesmo lugar.
A CBA so quer o bonus sem nenhum onus. Ta na hora de se fazer algo e deveria comecar pelos pilotos da stock que ja tiveram varias mortes e acidentes serios nos ultimos anos.
Concordo 100%.
Hoje vi noticia que Thiago Camilo esta criando uma comissao de pilotos para estes serem ouvidos pela CBA, direcao de prova e promotores. Tava na hora mesmo. A merda esta comecando a ser jogada no ventilador pelos pilotos. Carros sem condicoes de correr na chuva devido ao material do vidro dianterio, ma visibilidade no cockpit, pouco treino principalmente com o push-to-pass e direcao de prova sem respeito pela opniao dos pilotos. O que aquele Berti, diretor de prova, comentou foi a maior asneira que ja vi. Parece que o cara ainda esta nos anos 60 do automobilismo. Os pilotos que correm na stock nao pode falar nada mal sobre a categoria por questoes contratuais. Porem agora que nao conseguem resolver os problemas intenamente as merdas vem ao publico. Pena que tarde demais para ums e tudo devido a ganancia.
Postar um comentário