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Aficcionado por Automobilismo, piloto de competição: Campeão Baiano de Arrancada 1995 - CAT.SUPER, Campeão Baiano de Rallye 1998 CAT.TURISMO, Vencedor da etapa de inauguração do Barródromo da CETREL ano 2000, Vencedor da 1ª etapa da Categoria KART HONDA "B" ano 2008, Campeão Paulista de Automobilismo CAT.Classic Cup D1B ano 2010.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

MAIS UM ACIDENTE FATAL NO AUTOMOBILISMO BRASILEIRO


Relutei bastante em escrever este post sobre o acidente do Sondermann, ontem em Interlagos. Estava assistindo a corrida pelo Speed e no momento do acidente percebi de pronto a gravidade e as dimensões da pancada.

O café é uma curva traiçoeira, de Classic fazemos ela de quarta marcha e pé no porão. Do ponto de vista técnico é uma curva fácil o problema é de insegurança pela possibilidade de retorno à pista em caso de pancada e ainda, os pilotos que vierem logo após uma batida não veêm a saída da curva, esse é o grande problema do café.

A CBA determinou bandeira amarela permanente naquela curva, na tentativa de restringir ultrapassagens e minimizar o risco, acho uma atitude paliativa, meia boca e de difícil fiscalização, imaginem se em um grid de 53 carros do Marcas e Pilotos isso vai ser respeitado!!!!!!

O ponto necessita de uma intervenção física, OBRA (eita coisa difícil de fazer, obras!!! ) não se pode basear uma inspeção técnica levando em consideração a aderência de um F1 a solução deve abrigar todas as categorias que ali desenvolvem suas corridas.

Estamos todos tristes e preocupados, mais uma vez temos vítimas fatais em nosso esporte, uma sequência ruim de acidentes causados por deficiências de estrutura física nas praças esportivas, infelizmente quem deveria fiscalizar e até impedir algumas competições só pensa em vender carteirinhas.

QUE FIQUE A LIÇÃO, SEGUEM ALGUNS ITENS QUE TEMOS MUITO A MELHORAR AQUI NA BAHIA:

1- BANIR OS ZEQUINHAS DOS RALLYS
2- EXIGIR CAPACETES NOS RALLYS DE REGULARIDADE
3- FISCALIZAR OS ALUGUÉIS NO KARTÓDROMO
4- EXIGIR PARACHOQUE ENVOLVENDO TODOS OS KARTS DE ALUGUEL
5- TER ALGUMA ASSISTÊNCIA MÉDICA E DE RESGATE NOS TREINOS DE KART 
6 - FISCALIZAR EQUIPAMENTOS PESSOAIS DOS PILOTOS
7- FISCALIZAR OS SANTO ANTÔNIOS E CINTOS DOS CARROS DO VELOTERRA
8- EVITAR EXCESSO DE POEIRA NAS PROVAS DE VELOTERRA
9- UTI MÓVEL NAS PROVAS DO VELOTERRA
10- PARA AUTORIZAR PROVAS DE RUA DE ARRANCADA, SÓ COM TELA DE PROTEÇÃO PADRÃO FIA. 

3 comentários:

Flavio disse...

Concordo com todas as medidas. Quanto ao item #5, acretido que seja viavel quanto a treinos oficiais em dias de prova. Em treinos avulsos (nao oficiais) seria inviavel de implementar isso.
Esse ano a CBA criou uma super-licensa para os pilotos da Stockcar que na verdade nada mais eh que uma forma de arrancar mais dinheiro de nos "otarios" pilotos. Querem que a stock seja espelho da NASCAR mas a nascar faz muito pela seguranca. Tem um puta centro de technologia que desenvolve items de seguranca para os carros, pistas e pilotos. Uma das criacoes da NASCAR foi a Soft Barrier que eh usado em todos os ovais que corre e foi adotado ate em Indianapolis. Eh uma barreria metalica colocada na frente da barreira de concreto para absorver o impacto antes do muro.
Obviamente nao quero comparar as duas diretamente, mas a CBA cobra cada vez mais e faz cada vez menos. So que chegou ao ponto que tem morrido MUITA gente por causa da sua negligencia e ganancia. A CBA tem toda reponsabilidade nas mortes que estao acontencedo. Nao foi a primeira vez. Dois anos atras morreu outro no mesmo lugar.
A CBA so quer o bonus sem nenhum onus. Ta na hora de se fazer algo e deveria comecar pelos pilotos da stock que ja tiveram varias mortes e acidentes serios nos ultimos anos.

Raphael Soares Junior disse...

Concordo 100%.

Flavio disse...

Hoje vi noticia que Thiago Camilo esta criando uma comissao de pilotos para estes serem ouvidos pela CBA, direcao de prova e promotores. Tava na hora mesmo. A merda esta comecando a ser jogada no ventilador pelos pilotos. Carros sem condicoes de correr na chuva devido ao material do vidro dianterio, ma visibilidade no cockpit, pouco treino principalmente com o push-to-pass e direcao de prova sem respeito pela opniao dos pilotos. O que aquele Berti, diretor de prova, comentou foi a maior asneira que ja vi. Parece que o cara ainda esta nos anos 60 do automobilismo. Os pilotos que correm na stock nao pode falar nada mal sobre a categoria por questoes contratuais. Porem agora que nao conseguem resolver os problemas intenamente as merdas vem ao publico. Pena que tarde demais para ums e tudo devido a ganancia.