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Aficcionado por Automobilismo, piloto de competição: Campeão Baiano de Arrancada 1995 - CAT.SUPER, Campeão Baiano de Rallye 1998 CAT.TURISMO, Vencedor da etapa de inauguração do Barródromo da CETREL ano 2000, Vencedor da 1ª etapa da Categoria KART HONDA "B" ano 2008, Campeão Paulista de Automobilismo CAT.Classic Cup D1B ano 2010.

sábado, 20 de agosto de 2011

VISÕES ANTAGÔNICAS, PRESIDENTA DA FAB X JORNALISTAS DO RAMO

 

 

ENQUANTO SELMA MORAIS COMEMORA E SE DELICIA NO JANTAR DA CBA(vejam os comentários dela clicando AQUI NO LUXUOSO HOTEL COPACABANA PALACE, PRINCIPAIS JORNALISTAS DO RAMO, RODRIGO MATTAR (SPORTV), FLÁVIO GOMES (ESPN), VICTOR MARTINS (GRANDE PRÊMIO), DESCEM A MADEIRA NA CBA E NAS SUAS FILIAIS.


 

 

Comemorar? O quê?


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Nesta quarta-feira, os salões do Copacabana Palace serão abertos para um rega-bofe que, para quem foi convidado, será um acontecimento. Será a festa de Jubileu de Ouro da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). Idealizada por Wilson Fittipaldi, o “Barão”, por Eloy Gogliano e Ramon Von Buggenhout, a CBA surgiu para livrar o esporte e os pilotos do jugo do Automóvel Clube do Brasil, que se julgava a entidade soberana do desporto automobilístico.
Se os tempos fossem outros, o Jubileu de Ouro da CBA seria realmente motivo de júbilo, de comemoração.
Mas quando lembramos tudo o que vem acontecendo com o automobilismo brasileiro nos últimos tempos, cabe a pergunta:
Comemorar? Comemorar o quê?
Fazer uma festa para francês, ou melhor, para Jean Todt ver? Para que o presidente da FIA saia daqui com uma boa impressão, de que o automobilismo de consumo interno é forte, que há pilotos em profusão, patrocinadores e categorias? Sim, porque para a CBA tudo está perfeito, a chicane da Curva do Café é um sucesso, não há mortes, tampouco acidentes graves.
É claro que nada corresponde ao que é real, ao que é verdadeiro e ao que somos testemunhas, de uma administração pífia, inapetente e incapaz.
Por conta da crise que permeia o automobilismo nacional desde a sua base, que é o kart, assistimos às duas categorias de monoposto que aqui correm, se arrastando com números ridículos de competidores, dignos de pena. A Fórmula Futuro, categoria apadrinhada por Felipe Massa, por mais que tenha reduzido os custos, não seduz os pilotos vindos do kart. Houve renovação? Sim, posto que dos onze nomes que disputaram pelo menos uma rodada dupla, apenas dois (John Louis e Johilton Pavlak) disputaram a temporada de 2010. Mas mesmo com a temporada custando R$ 200 mil/ano, André Pedralli só apareceu na primeira prova e agora foi a vez de Pavlak cair fora. Nove carros correram em Interlagos. É pouco, muito pouco.
Mas pior ainda está a Fórmula 3 sul-americana. A rodada tripla de Caruaru foi um desastre em matéria de comparecimento de carros e equipes. Salvo engano, só estavam lá sete monopostos e poderia ter sido pior se não fosse a presença do piloto da Fórmula Truck Beto Monteiro, que ‘engrossou’ o grid – um expediente, aliás, do qual a categoria tem constantemente se socorrido para justificar as corridas.
Tem muita coisa estranha, aliás, por trás da atual fase da Fórmula 3, que nas mãos de gente competente como Alan Magalhães e Toninho de Souza, vivenciou grandes momentos até 1996. Naquele ano, porém, o olho das equipes cresceu ante uma proposta de uma emissora de televisão e aí, já viu. Criou-se a Fórmula 3 binacional e os argentinos, que não têm os monopostos como prioridade, um por um, foram caindo fora. Só restaram os times brasileiros e nem entre eles existe união, existe unidade.
A CBA deveria preocupar-se com isso. A formação de talentos. Deveria olhar para o calendário e perceber, em algum momento, que chegaremos em 2011 a 20 anos sem um título de brasileiros na Fórmula 1. Deveria saber que desde a morte de Ayrton Senna, são cada vez mais raros os títulos de pilotos brasileiros no exterior e um dos últimos que ainda nos fez vibrar foi João Paulo de Oliveira, na Fórmula Nippon, ano passado. Justiça seja feita a César Ramos, guri do Rio Grande do Sul que venceu na Fórmula 3 italiana e merece ser lembrado. O blogueiro aqui ia se esquecendo dele…
A CBA deveria se preocupar com a segurança dos carros das categorias nacionais e com a segurança dos autódromos. E mais do que tudo, deveria se opor contra o sucateamento dos circuitos e lutar para que o esporte crescesse na opinião pública, trazendo a mídia para jogar junto ao seu lado. Mas a reputação de Cleyton Pinteiro e seus asseclas não tem sido das mais recomendáveis em pouco mais de dois anos no comando da entidade.
Espero pelo discurso dele amanhã na festinha do Copa, à qual (felizmente) não fui convidado – e aliás, não só eu, como muitos outros jornalistas e, pasmem, nomes que representaram dignamente o automobilismo brasileiro, como Jan Balder, um homem que fez muito mais por este esporte do que outros que se jactam de serem pessoas poderosas. Vamos ver qual o conto do vigário que será passado para os ouvidos de Jean Todt – se é que o francês se dará ao trabalho de ouvir tudo o que será dito aqui no Rio de Janeiro.
Hipocrisia tem limite.
ter, 16/08/11
por Rodrigo Mattar |

9 comentários:

Odi Junior - Fusca 77 disse...

Edilson que eles gostão rsrsrsrsrsrs

Odi Junior - Fusca 77

Anônimo disse...

Vc queria ta la ne rafael....
Quem sabe daqui a 10 anos!
Ass: um piloto sem pista que tenta fazer algo
De positivo, e nao criticar ....

Raphael Soares Junior disse...

Prezado Anônimo,

Muito grato pelo seu comentário, este espaço é para isso mesmo, não precisa ter medo de se identificar.
Critico e posso ser criticado, sem problemas, isso é democracia. Quanto a estar lá, já estive e sai, hoje não tenho a menor vontade de voltar, gosto mesmo é de acelerar.

Como você disse que está tentando!!! fazer algo de positivo, pode me mandar que eu divulgo.

Esse humilde espaço está fazendo um imporante papel POSITIVO para nosso esporte, fomentando a discussão sadia, sem cortes, sem censura, aqui todo mundo escreve o que der na telha, alguns não entendem porém, mais cedo ou mais tarde entenderão.

Repito, não tenha medo de se identificar, vamos debater no campo das ideias. Grato pela visita, continue lendo o blog diariamente esse é o meu propósito e está sendo plenamente alcançado.

fabio disse...

Não poderíamos esperar outra coisa, o Sr. Pinteiro sempre foi farinha do mesmo saco pois, sempre pertenceu ao grupo do Sr Scalione, o sujeito que conseguiu fazer absolutamente nada a favor do nosso esporte a motor.

Anônimo disse...

Nao.
Vou criar um blog pra mim e ai a gente vê
Como se soma para buscar um objetivo.
Eu ate acredito na sua boa vontade, pq o
Seu hobby e mesmo meu. Mas vc so mete o
Pau na presidenta deixa a mulher trabalhar
Faz criticas ao governo.... Ao prefeito.... Parece
Que seu problema e pessoal contra ela!
O hotel que ela ficou e xique..... Otimo....
Deixe pra la mete o pauna cba.... Para com isso
Vc e inteligente pra caramba.
Talves se vc se aliar a ela nos ajude mais
Ou entao se candidata logo pra fab.
Ass: blogparaumautomobilismodabahiamaisunido

Raphael Soares Junior disse...

Prezado Ainda Anônimo,

não tenho nada de pessoal contra Selma, fiz parte da equipe de seu 1º mandato na FAB. Porém sou um crítico de como ela vem conduzindo a questão do autódromo e algumas "coisas" como os Clubes de gaveta filiados à FAB, diretores que não aparecem, desorganização, falta de transparência, privilégios para os amigos e rigores da lei para os inimigos.

Já me coloquei VÁRIAS vezes à disposição para discutir o Autódromo, porém NUNCA fui chamado para NENHUMA reunião, então só me resta expor minhas ideias aqui.

O mandatário da CBA é fraquíssimo, é uma opinião generalizada no meio.

Acredito na união de PILOTOS, pois somos nós que gastamos para correr com o carro e com as altas taxas generalizadas.

Conte comigo para divulgar seu blog, vamos trocando ideias, já está no ar?

Anônimo disse...

Gostaria de me meter nessa briga ai so um pouquinho, Descordo em quase todos os pontos na estratégia de Selma para o autodromo, acho que é equivocado mais respeito as opiniões, pois gosto que respeitem a minha, o ponto mais grave pra mim em todas as federações do Brasil é que são os clubes que votam, o que leva a ezistencia de cargos perpétuos que mesmo não agradando aos principais envolvidos, no caso os pilotos, que não podem opinar nem espresar sua vontade,o que é a base de qualquer democracia no mundo, é inaceitavel nos nossos tempos, verdadeiros ditadores am todo o Brasil mandando nos esportes que é a principal atividade de tantos, então eu acredito que teriamos que mudar isso para que nos tenhamos uma diretoria que realmente represente os interesses da maioria , e não os interesses sei lá de quem.
Licio Caldas

Raphael Soares Junior disse...

Grande Lício,

perfeito seu raciocínio já postei sobre isso aqui no blog.

ELEIÇÕES DIRETAS PARA A CBA E PARA AS FEDERAÇÕES, SERIA UM CHEQUE MATE NO ESQUEMA ATUAL;

Anônimo disse...

é isso mesmos os Pilotos tem que ter o direito a votar isso é o certo os presidentes de clubes não representa a totalidade e a vontade de todos os Pilotos, hoje na federação tem direitor que nunca esteve na federação tem que acabar.