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Aficcionado por Automobilismo, piloto de competição: Campeão Baiano de Arrancada 1995 - CAT.SUPER, Campeão Baiano de Rallye 1998 CAT.TURISMO, Vencedor da etapa de inauguração do Barródromo da CETREL ano 2000, Vencedor da 1ª etapa da Categoria KART HONDA "B" ano 2008, Campeão Paulista de Automobilismo CAT.Classic Cup D1B ano 2010.

domingo, 20 de março de 2011

QUANTO CUSTA CORRER NO BRASIL?

Sensacional o trabalho do Nei Tessari, descaradamente copiado abaixo, mostra valores aproximados para correr no asfalto no Brasil.

Permaneço em dúvida, de qual categoria escolher para correr, hé, hé, hé..........Aceito conselhos de custo x benefício !!!!!!!!!

Matéria Completa AQUI


Kart – Categoria Graduados – 150 mil reais/ano



A principal categoria do kart. É onde os pilotos já estão se preparando para sair para o automobilismo. A mão de obra começa a ficar mais cara, o valor dos pneus idem, mais treinos, mais campeonatos, etc

Fórmula Future – 200 mil reais/ano



Categoria de entrada do kartista no automobilismo. É moderna mas com motor muito fraco (150cv). Para começar está bom, mas o ‘pulo’ seguinte, tanto no valor como na potência pode atrapalhar muito a sequência de carreira. Pensando no que se gasta no último ano de kart, correr de Fórmula Future não é tão inviável.

Fórmula 3 Sul-americana – 600 a 800 mil reais/ano



Pronto. Passo seguinte do piloto que engressou no automobilismo na Fórmula Future. Mas tudo aumentou. Desde o orçamento que triplicou como a potência, que passa de 150cv para mais de 250cv. Além do que, a categoria não vai bem das pernas nos últimos anos e os pilotos estão optando ir direto para a Europa. Com o valor gasto aqui na F3 Sul-americana, é possivel fazer uma categoria razoável na Europa.

Campeonato Paulista de Marcas – 80 mil reais/ano



O campeonato mais barato do automobilismo nacional. São dez etapas durante o ano sempre com corridas em Interlagos, São Paulo. Nas duas primeiras etapas de 2011, mais de 50 pilotos no grid em cada uma delas. E não pense que por ser barato não dá retorno. Segundo os responsáveis pela divulgação do campeonato, ano passado foi gerado 2 milhões de reais de retorno de mídia. 

Mercedes-Benz Grand Challenge – 200 mil reais/ano



Categoria que estreia em 2011 no Brasil. Vem para ser mais uma categoria para Gentleman Drivers. Vai competir no mesmo evento da GT3. Sacada muito inteligente. O piloto/empresário pegando gosto por corridas, pode permanecer no evento anos seguintes competindo com um super-carro esportivo.

DTCC Audi – 200 mil reais/ano



Outra que estreia em 2011. Reservada para o mesmo público da Mercedes e da Porsche Cup. Vai competir em um evento solo e aposta no visual altamente esportivo dos modelos alemães.

Mini Cooper – 250 mil reais/ano



Categoria de entrada para o ‘evento’ Stock Car. Infelizmente é muito mal tratada. Não tem televisão (NB: este ano tem a BandSports) e sempre acontece nos piores horários da programação. Alguns pilotos ali almejam a Stock Car.

Trofeo Línea – 350 mil reais/ano



Competição que começou em 2010 e tem apoio do piloto de Fórmula 1 Felipe Massa. Apenas com carros da montadora italiana, os pilotos disputam 16 corridas no ano em oito fins de semana. Peca por não ter um bom pacote de televisão. Apesar de ter anunciado transmissão Sportv.

Porsche Cup – 520 mil reais/ano



Uma das categorias de Gentleman Drivers mais bem sucedidas no Brasil. Cresce a cada etapa e já é dividida em duas classes: principal e light. Em 2011 vai competir em Portugal. O nível dos pilotos é alto e as disputas são muito interessantes.

Copa Chevrolet Montana – 450 a 550 mil reais/ano



A categoria de acesso para a Stock Car. Não só para pilotos, como também para equipes. Jovens talentos ali estão esperando uma vaga na categoria de cima. O nível técnico é muito bom. Mas as vezes a vontade em excesso atrapalha um pouco.

Copa Petrobras de Marcas – 500 a 600 mil reais/ano



Outro campeonato (mais um!) que estreia em 2011. Com base na argentina TC2000, a Copa Petrobras de Marcas será formada na sua maioria por equipes e pilotos da Stock Car. A boa notícia desta categoria é a disputa entre marcas. Chevrolet, Ford e Honda são as montadoras confirmadas.

Itaipava GT -  800 a 1 milhão de reais/ano



A categoria de super carros esportivos. Os carros dos sonhos de muita gente disputando cada palmo de pista. A combinação piloto Gentleman/piloto profissional dividindo os carros deixa a disputa muito interessante. É uma das três categorias TOPs do automobilismo nacional.

Fórmula Truck – 750 a 1 milhão de reais/ano



A categoria peso-pesado do automobilismo nacional. Este valor depende da estrutura da equipe, vagas, beneficios, etc. (esta categoria terá em breve um post especial). Está cada vez mais atraindo pilotos profissionais de outras categorias. É uma das três categorias TOPs do automobilismo nacional.

Stock Car – 1.6 a 2.2 milhões de reais/ano



A categoria mais cara do automobilismo nacional. Porém, reune os principais pilotos, patrocinadores e tem apoio e transmissão da Rede Globo. O marketing mais forte do automobilismo e atrativos como a Corrida do Milhão e provas em Circuitos de Rua (Salvador e Ribeirão Preto).

Analise final
Deu um trabalho imenso este Raio X do automobilismo nacional. Claro que estes valores são aproximados e nada oficial. Mas podemos ter uma ideia de quanto custa cada categoria.
O fato preocupante é o excesso de categorias de Turismo e as poucas de Fórmula. Por outro lado, o piloto brasileiro que quiser voltar da Europa para correr aqui, opções não faltam.

Pesquisa - Nei Tessari

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