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Aficcionado por Automobilismo, piloto de competição: Campeão Baiano de Arrancada 1995 - CAT.SUPER, Campeão Baiano de Rallye 1998 CAT.TURISMO, Vencedor da etapa de inauguração do Barródromo da CETREL ano 2000, Vencedor da 1ª etapa da Categoria KART HONDA "B" ano 2008, Campeão Paulista de Automobilismo CAT.Classic Cup D1B ano 2010.

quinta-feira, 31 de março de 2011

NOSSA TRADIÇÃO E CULTURA

CARTILHA DA BAGUNÇA 

Festas na RUA, espetáculos MAMBEMBES, estrutura IMPROVISADA, banheiros QUÍMICOS (Arghhh), coberturas com TOLDOS (Arghhh2), arquibancadas MÓVEIS, atrasos nas PROGRAMAÇÕES, CONFUSÃO generalizada, DESORGANIZAÇÃO como marca registrada.

O AUTOMOBILISMO na Bahia segue à risca esta cartilha, as competições sempre aconteceram e continuarão acontecendo por muuuuitos anos na RUA.

Leiam o relato abaixo sobre a última corrida de Rua em Salvador (antes do Stock), foi uma ZONA!!!!!



ÚLTIMA PROVA DE RUA EM SALVADOR, 1972

As corridas de rua sempre foram um aperitivo a mais para a galera ver e curtir de perto, sem gastos extras, seus ídolos. O circuito baiano na cidade de Salvador, não ficaria atrás. Tinha 3.090 metros de piso desgastado pela mal conservação e cheio de imprevistos, como todo bom circuito de rua que se preza.
Provas longas e curtas se fizeram presente no circuito, e uma delas foi a terceira prova do Torneio Norte e Nordeste de Automobilismo. Prova com 40 voltas pelo circuito, mas que esteve marcada pelas falhas na organização. Uma delas foi a redução das voltas de 30 para 40, isso porque teve um atraso de 1h15m, isto é, o que era para largar às 10 horas só aconteceu por volta das 11h15m.
Ação determinada pelo comissário desportivo, José Lago, que sob alegação de que o seguro da prova expiraria às 12h30m. As provas de rua tinham um seguro, que às vezes não ficava bem explicado como eram seus procedimentos, já que estava incluído nas inscrições...
O palco para se ter um tremendo confusão estava montado, tempo chuvoso, lama acumulada em diversos pontos do circuito, falta de policiamento, bombeiros, ambulância e asfalto com imperfeições. Com os treinos sendo iniciados, Arialdo Pinho, com o protótipo Volks 1,700cc, baixou o recorde do circuito que até então era de 1m38s do paulista Fredy O’Hara, para 1m35s, com média de 117 km/h. Mas na prova, a melhor volta foi de 1m41s.
Arialdo Pinho, Roberto Fiúza e Luís Bastos no pelotão da frente...reparem o estado da pista!
Dada a largada, 14 carros foram para o pega pelo circuito, Arialdo, Roberto Fiúza e Luís Barros partiram na frente, mas tomando a ponta, Arialdo soube tirar proveito do menor peso da sua barata já na primeira curva, a do Calabar de Cima. Já na décima volta, abriria uma boa vantagem sobre o segundo colocado, seu companheiro de equipe, Roberto Fiúza que era perseguido de perto pelo baiano Luís Bastos. Mas, como sempre o show, são as disputas pelas posições intermediárias. E isso se deu entre Rômulo Cavalcanti, Volks de numeral 4, que largou em nono e já estava em quinto disputando o quarto lugar com Otavio Cravo e seu protótipo Volks muito bem acertado. Após tentar por várias vezes, sempre na mesma curva do Chame-Chame, onde por sinal havia lama “pra dédéu”, terminou conseguindo na décima-sétima volta. Passou e deixou um “mar de lama” para seu concorrente e espectadores. Foi um banho só!
Mas as emoções estavam guardadas para o final da prova, Arialdo ao passar pelos boxes, alertou sua equipe que seu carro começa a ter problemas mecânicos e enquanto isso Luís Bastos assumia o segundo lugar e baixava a bota para pegar Arialdo. Na última volta, forçou demais seu Puma 2.200cc, tentando ao máximo chegar no primeiro, mas não conseguiu e fez a volta mais rápida da prova, 1m41s, com a média horária de 111.60 km/h.
A classificação final ficou assim, para carros da Divisão 3, 4 e 5...
1 – Arialdo Pinho – VW 1700 #3 – Equipe Macepin,30 voltas em 54m, com a média horária de 105,29 km/h(CE)
2 – Luís Bastos – Puma 2200 #72 – Equipe Pepsi-Cola,30 voltas em 54m10s(BA)
3 – Roberto Fiúza – Prot. Karman-Ghia 1700 #34 – equipe Macepin, 30 voltas em 54m15s(CE)
4 – Rômulo Cavalcanti – VW 1900 #4 – Equipe CDV – 29 voltas(PE)
5 – Carlos Medrado – VW 1900 #57 – Equipe Catur Motor – 29 voltas(BA)...
(reprodução/4Rodas)

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